Centro de Bem-Estar do Idoso

hospital

Centro de Bem-Estar
do Idoso

As respostas sociais para a 3ª idade são parte integrante da Fundação e foram criadas para prestar apoio à população idosa da nossa comunidade.

Ano 1982
Centro de Dia (CD)

A instituição veio colmatar uma lacuna existente na zona, referente ao apoio à pessoa idosa. Como a freguesia não fugia à realidade do resto do país, marcada pelo envelhecimento da população, havia uma grande necessidade de apoio aos mais idosos.
Esta resposta, desenvolvida em equipamento, consiste na prestação de um conjunto de serviços, que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio social e familiar quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades de vida diária.

Ano 1994
Centro de Dia + Estrutura Residencial para Idosos (ERPI)

Preencheu igualmente uma lacuna na freguesia, que não possuía este tipo de resposta para os seniores. Isto veio permitir, a esta população, manter-se na sua área de residência; fator essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida. Este equipamento veio ao encontro das necessidades de uma população cada vez mais envelhecida, e das suas famílias, que muitas vezes têm dificuldade em apoiar os seus idosos, atendendo à especificidade dos cuidados que necessitam.
Contamos com uma lista de espera extensa face à elevada procura, a qual se fica a dever ao envelhecimento da população, resultado do aumento da esperança média de vida.

Ano 1997
+Serviço de Apoio Domiciliário

Esta é uma resposta que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades de vida diária.
A nossa Missão, enquanto instituição, consiste em acolher indivíduos, cuja problemática biopsicossocial não seja passível de, por si só, se cuidarem, primando pela qualidade, através da prestação de cuidados básicos, respeito pela individualidade da pessoa, trabalho em equipa, promoção de vida saudável e proporcionando ao Idoso condições que fomentem a sua inclusão social.
Assim sendo, a Instituição procura servir o idoso, apoiar a família e a comunidade, guiando-se sempre por valores como a dignidade, o respeito, a individualidade, a autonomia, a capacidade de escolher, a privacidade e intimidade, a confidencialidade, a igualdade, a participação, a integração, a afetividade e dedicação.

Ano 2012
Projeto Cantinas Sociais

Tendo sido celebrado um protocolo de colaboração/parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ansião ( entidade gestora deste projeto ). Este Programa de Emergência Alimentar foi uma solução rápida e eficaz para responder à crise que se fez sentir, dando resposta a algumas situações de pobreza envergonhada. Desta forma, assegurámos às pessoas/famílias, mais necessitadas, o acesso a refeições diárias gratuitas.

COMBATER A PASSIVIDADE
E PROMOVER UM ENVELHECIMENTO
ATIVO SÃO ALGUNS DOS
OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO.

Diariamente, organiza atividades ocupacionais, atendendo às necessidades e ao nível de dependência de cada pessoa.
Na Animação, um dos conceitos fundamentais, é a preservação, divulgação e envolvência das vivências pessoais e os seus valores, tradições e costumes, constituindo estes os elementos fundamentais no nosso projeto de intervenção para a terceira idade.
O Plano Anual de Animação contempla atividades diversas. Os idosos ocupam o tempo livre com atividades na área lúdico-recreativa ( atelier artes plásticas, atelier mãos à obra e atelier intergeracional ), na área sócio cultural ( atelier dinâmicas de grupo, atelier de jogos, atelier de culinária e passeios/visitas) , na área de expressão motora ( atelier de movimento e expressão corporal e atelier de ginástica ), na área do conhecimento/valorização pessoal ( atelier de memória e atelier de canto coral ), na área religiosa e na sinalização de dias comemorativos; respeitando sempre os interesses de cada utente.

Nas diferentes respostas
prestamos os serviços de :

• Alojamento (ERPI)
• Cuidados Pessoais (ERPI, CD e SAD)
• Animação/ Ocupação (ERPI, CD e SAD)
• Alimentação (ERPI, CD e SAD)
• Lavandaria (ERPI, CD e SAD)
• Serviços Administrativos (ERPI, CD, e SAD)
• Acompanhamento Médico e de Enfermagem (ERPI)
• Serviço Psicossocial (ERPI, CD e SAD)

Da equipa de trabalho fazem parte a Diretora Técnica/Assistente Social, a Animadora, o Médico, cinco Enfermeiros, a Administrativa, Auxiliares de Ação Direta, Auxiliares de Serviços Gerais, Ajudantes Familiares Domiciliárias e pessoal afeto ao Setor da Cozinha, Setor da Lavandaria e Setor da Manutenção ( sendo estes três setores comuns a toda a Instituição ).

Com 26 anos de atividade a Instituição presta apoio a 93 utentes.

O edifício da ERPI é composto por 2 pisos, com elevador, e dispõe de duas salas de convívio, uma sala de refeições, uma copa, secretaria, gabinete da Direção Técnica, gabinete Médico e de Enfermagem, 26 quartos duplos (17 dos quais com casa de banho privativa), 2 quartos individuais, arrumos, lavandaria e 7 casas de banho.
A Instituição está inserida numa zona residencial e numa área agradável. Os espaços ao ar livre permitem aos idosos usufruir da natureza.

Tratando-se de uma zona rural, a proximidade e a ligação entre a população é grande.